Eden

Posted on 24/03/2011 por

0


Éden: a moda aliada ao meio ambiente

“O mote é: já que vamos ter de consumir menos, então vamos consumir melhor.”

Mais de 40 anos no ramo têxtil deu à família Yammine o know-how para criar uma das marcas de moda mais conscientes do Brasil. A Éden, nascida em 2008 sob a batuta de Jorge Yammine, surge num cenário em que o consumidor começa a se preocupar com o rumo que as coisas estão tomando e as proporções que esse rumo pode alcançar no que diz respeito ao trato do meio ambiente.

O trabalho da marca começou com apenas 15 famílias de agricultores que se propuseram a utilizar um sistema livre de agrotóxicos e com mecanismos não agressivos ao meio ambiente no cultivo de algodão. Hoje são mais de 300 famílias empenhadas em desenvolver este trabalho, abastecendo a empresa que produz peças masculinas e femininas.

O mais bacana na marca é que não há aquele aspecto rústico tão comum da chamada “moda sustentável”. Eles se valem de processos de beneficiamento que oferecem os mesmos padrões que temos em marcas que utilizam os métodos convencionais, mas com a vantagem de não agredir o meio ambiente.

Vale ainda mencionar que a marca é certificada pelo Instituto Biodinâmico (IBD), obedecendo a regras de comportamento sócio-econômico-ambiental rígidas. Para saber sobre essas regras, clique aqui.

Abaixo, algumas fotos da campanha de inverno 2011 que se inspirou no estilo dos próprios agricultores que fazem parte do projeto da marca.

 

Ficha Técnica:

Fotos: Rafael Sartori
Styling: Luiz Leite
Make & Hair: Jô Castro
Modelos: Magnos e Michele Gassen

Site

 

Curiosidade: Pra se ter uma ideia, são necessários 80 litros de água para cada quilo de algodão no processo de beneficiamento e mais de meia tonelada de pesticidas para proteger as plantações de algodão comum. Some a isso mais de 188 mil embalagens para estes pesticidas, 9 milhões de litros de combustível para os aviões que pulverizam as plantações e você começa a ter o panorama que a indústria da moda leva a diante com a produção de algodão comum. Ah, sem mencionar, é claro, o fato de que o algodão comum causa alergias e intoxicações devido à fixação dos pesticidas em suas fibras.

___________________________________________

Por Douglas Oberherr

Doug Oberherr, 24 anos, Assessor de Comunicação, Imagem e Marketing, formação em design de moda. Justifico minha parcial inércia com o princípio do Ócio Criativo. Entre meus hobbies está um de seda, lindo de viver! Tenho um gosto imenso pela leitura, pela música e pelo cinema, sem mencionar a gastronomia. No meio de tudo isso ainda sobra tempo para trabalhar como diretor criativo de uma marca em desenvolvimento. “Porque vida social é pros fracos”.

Anúncios